A Serra do Cipó fica na região sul da Serra do Espinhaço e é considerada uma das principais regiões turísticas de Minas Gerais, a 90 km da capital mineira. Marcada por rochas arenosas, a região se encontra no divisor de águas entre as bacias dos rios São Francisco e Doce.
A região abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que tem por objetivo proteger e preservar esse patrimônio natural. Com uma das maiores diversidades de flora e fauna do mundo, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. O parque é caracterizado por sítios arqueológicos, cânions, cavernas, cachoeiras, rios, matas, campos rupestres e cerrados.
Além de todos os atrativos, o Cipó concentra grande número de cachoeiras lindas, que recebem e encantam inúmeros visitantes anualmente.
Além das cachoeiras, grutas e trilhas, a região é perfeita para hospedar quem procura por descanso, natureza e para os adeptos dos esportes de aventura como rapel, ciclismo, escalada, trekking e rafting.
A cachoeira Grande e o rio Cipó, procurado para passeios de caiaque com direito a apreciar bandos de capivaras, diversas espécies de pássaros e flora coloridíssima, repleta de sempre-vivas, orquídeas, bromélias, canelas-de-ema…
No Parque Nacional, nascentes de rios que formam cascatas, corredeiras e muitos poços para banhos. Por lá, a circulação é feita a pé, de bike ou a cavalo (dependendo da trilha), seja para contemplar as belezas ou praticar turismo de aventura.
Os restaurantes da Serra possuem cardápios variados para todos os gostos e bolsos, comércios para comprar uma bela lembrança, além de artesanatos locais.
A apenas cem quilômetros de Belo Horizonte (logo após Lagoa Santa) fica um dos recantos mais bonitos de Minas.